Comissão Própria de Avaliação (CPA) 

Saiba mais sobre a comissão que busca a melhoria da qualidade dos serviços e melhores resultados para a Instituição. 

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), prevista no Art. 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu no Brasil o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, no qual as instituições de ensino superior devem constituir sua Comissão Própria de Avaliação, por ato do dirigente máximo da instituição, ou por previsão do próprio estatuto ou regimento.

A CPA do UniSenai/PR tem como objetivo promover um processo de autoavaliação e autocrítica da instituição, visando a garantia da qualidade de sua ação em sintonia com sua missão e a prestação de contas com as demandas da sociedade, do mercado e da ciência, sempre com foco na melhoria da qualidade dos seus serviços e busca da melhoria contínua da instituição. A autoavaliação envolve toda a comunidade acadêmica: professores, colaboradores, alunos e representantes da comunidade externa.  

Fazem parte das atribuições da CPA

  • Elaborar, aplicar e supervisionar os processos de avaliação interna;

  • Executar as atividades de avaliação devendo contemplar a análise global e integrada do conjunto de dimensões dos Instrumentos Avaliativos, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais do UniSenai PR;

  • Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP, no âmbito do SINAES, observadas as normas regulamentadoras;

  • Sensibilizar a comunidade acadêmica para os processos de avaliação institucional;

  • Aplicar e divulgar resultados, boas práticas e pontos de melhoria. Esta avaliação é composta por professores, funcionários, alunos e representantes da comunidade.

Confira abaixo o Regulamento da CPA 2024:  

Relatório Anual da CPA

O Relatório de Autoavaliação Institucional é um documento que consolida todas as ações realizadas pela CPA durante o ano. É elaborado com base na Nota Técnica nº65/2014 (MEC). Nele, são detalhados o processo de coleta de dados, a divulgação dos principais resultados, e as melhorias que foram realizadas na instituição a partir da análise desses indicadores.                                                                                          

Relato Institucional 

O Relato Institucional é um documento que consolida todas as ações da CPA desde sua última visita de credenciamento ou recredenciamento. É elaborado com base na Nota Técnica nº62/2014 (MEC). Nele são demonstrados, de forma resumida a evolução do processo de autoavaliação institucional e as principais ações realizadas pela CPA durante esse período.                                                                                                                                                      

Representantes

A CPA mantém um canal aberto com a comunidade e seus alunos de modo a ouvir a respeito de reclamações e sugestões de melhoria. 

Representante do Corpo Técnico-Administrativo

  • Edson Korner 
    Presidente da CPA 

  • Rafael Ferreira dos Santos

  • Bruna Renata Diniz Rockenbach Almeida

  • Jessica Caroline Pereira Parente

Representantes do corpo docente 

  • Profº Eli Carlos Dal Pupo
    São José dos Pinhais

  • Profº Marcos Alfred Brehm
    Campus CIC

  • Profº Gustavo Strauch Wilin Finger
    Campus Curitiba

  • Profª Camila Fogaca de Oliveira
    Campus Londrina

Representantes do corpo discente

  • Maria Eduarda Farias Beige
    São José dos Pinhais

  • Luana Ludwig
    Campus CIC

  • Phaolla Laidens
    Campus Curitiba

  • Emerson Gesing Junior
    Campus Londrina

Representantes da Sociedade

  • Elizangela Camargo

  • Flávio Bertoldi

Fale com a CPA

cpa.unisenaipr@sistemafiep.org.br 

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

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