Impulsionada pela Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos, a indústria automobilística tem passado por transformações nos últimos anos. A pauta a respeito de híbridos e elétricos não apenas redefine aspectos relacionados à mobilidade, mas também representa um marco significativo na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais enfrentados pelo planeta.

Entendendo a Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos

Podemos dizer que Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos também é um ramo da engenharia que se concentra no desenvolvimento, design e aprimoramento de veículos que funcionam com uma combinação de energia elétrica e combustível convencional, ou exclusivamente com energia elétrica.

Entre os exemplos práticos da Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos está o Toyota Prius, um dos pioneiros e mais populares veículos híbridos do mundo. Ele combina um motor a combustão interna com um motor elétrico. Já no campo dos veículos totalmente elétricos, um exemplo é o Tesla Model S, com zero emissões.
 

pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos

Mercado de Veículos Híbridos e Elétricos: Brasil e Mundo

O mercado de veículos híbridos e elétricos tem experimentado um crescimento exponencial. No Brasil, embora ainda em desenvolvimento, já se observa um aumento na adoção dessas tecnologias, impulsionado por incentivos governamentais e conscientização ambiental. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil cresceram mais de 60% em 2023.

No âmbito global, países como China, Estados Unidos, Noruega, Reino Unido e Alemanha lideram o ranking de adoção de veículos híbridos e elétricos. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), esses países respondem por mais de 80% das vendas globais de veículos elétricos.
 

pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos

Preparação para o Mercado: O Papel dos Profissionais

Para se destacar nesse mercado em ascensão, os profissionais precisam estar preparados para os desafios e oportunidades que surgem. Além de possuir um sólido conhecimento em engenharia automotiva, é fundamental adquirir competências específicas em sistemas de propulsão elétrica, tecnologia de baterias, gestão de energia e eletrônica veicular.

Nesse sentido, investir em uma pós-graduação em Veículos Híbridos e Elétricos pode ser um diferencial decisivo. Programas de especialização oferecem uma visão aprofundada das tecnologias emergentes, oportunidades de pesquisa e networking com profissionais e empresas do setor.

Para os profissionais que já estão atentos aos movimentos do setor e já perceberam que a Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos está moldando o futuro da mobilidade, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis, uma pós-graduação na área pode ser uma excelente oportunidade para atualização e troca de experiências na área.
O UniSenai PR oferece a pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos com duração de dose meses e aulas on-line ao vivo duas vezes por semana, das 19h às 22h30. As inscrições estão abertas e todas as informações estão disponíveis na página do curso.
 

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.