Nos últimos anos, testemunhamos avanços extraordinários na tecnologia de automação e robótica industrial, impulsionados pela incessante busca por eficiência, precisão e competitividade no mercado global.

A combinação de inteligência artificial, sensores avançados e algoritmos sofisticados está transformando radicalmente a maneira como as indústrias operam, além de criar oportunidades e desafios para profissionais e empresas em todo o mundo.

Mas afinal, o que é Automação Avançada e Robótica Industrial?

A automação avançada refere-se ao uso de tecnologias de ponta para automatizar processos industriais complexos. Isso pode envolver desde sistemas de controle integrados até soluções baseadas em inteligência artificial, capazes de tomar decisões em tempo real. Por outro lado, a robótica industrial se concentra na implementação de robôs e máquinas autônomas para realizar tarefas específicas dentro de ambientes de produção.

Aplicações e Setores – confira alguns exemplos:
Essas tecnologias encontram aplicação em diversos setores industriais, desde manufatura automotiva e eletrônica até logística e saúde. Confira alguns exemplos:

  • Na logística, sistemas automatizados de armazenamento e retirada otimizam o fluxo de produtos em armazéns e centros de distribuição.

  • Na manufatura, os robôs são utilizados para montagem, soldagem e inspeção de produtos com precisão milimétrica e eficiência incomparável.

  • Na saúde, robôs cirúrgicos realizam procedimentos com precisão incomparável, reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes.

pós-graduação em Automação Avançada e Robótica

As três áreas que estão moldando o cenário da automação avançada e robótica industrial

1.    Integração de IA e Aprendizado de Máquina: a inteligência artificial e o aprendizado de máquina continuarão a desempenhar um papel fundamental na melhoria da autonomia e capacidade de adaptação dos sistemas de automação.

2.    Robótica Colaborativa: podemos esperar um aumento no uso de robôs colaborativos, compartilhando espaços de trabalho e tarefas.

3.    Digitalização da Manufatura: a digitalização dos processos de produção pode ser ampliada, possibilitando a criação de fábricas inteligentes onde sistemas automatizados se comunicam de forma transparente, otimizando toda a cadeia de produção.
 

pós-graduação em Automação Avançada e Robótica Industrial

Profissões em Ascensão e Expectativas Salariais

A automação avançada e a robótica industrial estão redefinindo os padrões de eficiência e produtividade na indústria moderna. Com o avanço dessas tecnologias, surgem novas oportunidades de carreira em áreas como:

  1. engenharia de automação;

  2. desenvolvimento de software para robótica;

  3. manutenção de sistemas automatizados;

  4. análise de dados industriais.

As expectativas salariais para esses profissionais tendem a ser atrativas, refletindo a demanda crescente por habilidades especializadas.

E à medida que essas tecnologias continuam a evoluir, é essencial que profissionais e empresas estejam preparados para abraçar as oportunidades e desafios que surgem, adaptando-se a um ambiente de trabalho em constante transformação. Ou seja, quem buscar formação, prevendo cenários e se antevendo às mudanças, já está um passo à frente.

Para quem já quer estar preparado, um curso de especialização na área pode ser visto como um excelente começo. O UniSenai PR oferece a pós-graduação em Automação Avançada e Robótica Industrial, com duração de dose meses e aulas on-line ao vivo duas vezes por semana, das 19h às 22h30. As inscrições estão abertas e todas as informações estão disponíveis na página do curso.

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.