Quem gosta de tecnologia e está antenado às mudanças e tendências do mundo do trabalho, já percebeu que as soluções de indústria 4.0 estão cada vez mais presentes não apenas no Brasil, mas também no mundo.
Para se ter uma ideia, até o final de 2024, segundo a International Federation of Robotics, espera-se que o número de robôs industriais em operação ultrapasse 4 milhões, com crescimento especial na colaboração humano-robô, que já é algo da indústria 5.0.

Isso quer dizer que sim, a Automação Industrial também vem com tudo para os próximos anos.

Afinal, o profissional dessa área é um dos grandes responsáveis pela modernização das técnicas de produção utilizadas na indústria. Além de executar projetos, o profissional com curso superior em Automação Industrial pode receber, montar, testar e acompanhar a instalação de máquinas e sistemas automatizados em indústrias e empresas dos mais variados portes e setores.

Confira a lista de lugares para trabalhar com Automação Industrial:

1.     empresas integradoras de sistemas de automação industrial;
2.     fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados;
3.     laboratórios de controle de qualidade;
4.     grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos;
5.     indústrias aeroespaciais;
6.    indústrias automobilísticas;
7.    indústrias metalmecânica;
8.    indústrias de plástico; 
9.    indústrias com linhas de produção automatizadas;
10.    indústrias químicas;
11.    indústrias petroquímicas, de exploração e produção de petróleo.


 

Fábrica da Indústria 4.0


Pessoas formadas em Automação Industrial que dominam tecnologias e protocolos da área são extremamente requisitados pelo mercado e quando pensamos com o que um profissional de Automação Industrial pode trabalhar, as possibilidades são inúmeras, como, por exemplo:

•    propostas a intervenção no processo de automação industrial, otimizando recursos com foco no aumento da produtividade;
•    utilização de técnicas para gestão de processos produtivos;
•    criação de produtos;
•    definição de processos de fabricação;
•    controlar máquinas e equipamentos;
•    coordenar e assistir profissionais que atuam na automatização de processos;
•    assessorar equipes de engenharia na operacionalização e manutenção de processos;
•    realizar ou orientar a manutenção em máquinas ou sistemas automatizados;
•    realizar estudos sobre organização, simplificação e otimização do trabalho, segundo técnicas de melhoria de qualidade e produtividade.
 

Salários na Automação Industrial também são interessantes

De acordo com sites especializados em remuneração, o salário médio de uma pessoa com curso superior em Automação Industrial pode chegar a R$ 16.000,00 dependendo da experiência, da função exercida e do tempo de formado.

Profissional Automação Industrial

Em avaliação do MEC, Automação Industrial do UniSenai PR recebeu Nota Máxima

No UniSenai Paraná, por exemplo, o curso superior de Automação Industrial recebeu Nota Máxima (5) pelo MEC, tanto para Curitiba quanto para Londrina.
Com esse resultado, o curso superior de Automação Industrial do UniSenai PR passa a figurar na lista de graduações referência no Brasil, de acordo com avaliação do Ministério da Educação.
 

Você também pode estudar Automação Industrial no UniSenai Paraná com bolsa 100% integral

As inscrições para a Vestibular de Verão 2024 do UniSenai Paraná ainda estão abertas e interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Automação Industrial tem até às 9h do dia 26 de janeiro de 2024 para realizar inscrição na 4ª e última edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Verão 2024.
A prova acontece no sábado, 27 de janeiro de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada.
Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital.
O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital do Vestibular de Verão 2024
Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato
 

Nota do ENEM também é porta de entrada

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.

Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas no site unisenaipr.com.br/sou-candidato.

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.