Se você gosta de matemática e raciocínio lógico, tem simpatia pela área de gestão de processos, mas sabe que, além das Engenharias, existem muitas outras possibilidades de carreira, pode ter certeza de que a graduação em Ciências Contábeis está entre as escolhas certas para você.
O Contador, como também é conhecido o profissional de Contábeis, encontra papel de destaque em organizações públicas e privadas dos mais variados portes, setores e tamanhos, justamente por trabalhar com custos e investimentos.

O trabalho, na grande maioria das vezes, está concentrando na área da gestão financeira, com papéis e responsabilidades muito bem definidos dentro de dois grandes eixos de atuação:

  1. classificar, demonstrar e analisar as operações financeiras, fornecendo informações que auxiliam na tomada de decisões;

  2. manter as empresas em conformidade com as legislações contábil, fiscal e tributária, garantindo o cumprimento de suas obrigações legais.

 

Mas afinal, como é o mercado de trabalho para quem faz Ciências Contábeis?

Setores com grande carteira de clientes, não apenas no Brasil, mas também no externo como, infraestrutura, serviços e agronegócio, costumam abrir, na sua grande maioria, boas oportunidades para quem faz Ciências Contábeis.
A escolha está justamente atrelada à formação com foco em visão estratégica para realizar transações financeiras em segurança.
Após formado, quem faz Ciências Contábeis pode trabalhar em diversas áreas, como:

  1. Análise contábil;

  2. Auditoria contábil;

  3. Consultoria financeira;

  4. Consultoria trabalhista;

  5. Consultorias relacionadas a contabilidade;

  6. Contabilidade empresarial;

  7. Contabilidade geral;

  8. Contabilidade pública;

  9. Controladoria e finanças; 

  10. Gestão financeira;

  11. Perícia contábil;

  12. Planejamento tributário.

 

reunião de contabilidade

Veja 5 atividades de Ciências Contábeis, além da Declaração do Imposto de Renda

 

  1. relatórios contábeis;

  2. demonstrativos de desempenho financeiro;

  3. registros de faturamento;

  4. pagamento de salários e benefícios aos colaboradores;

  5. assegurar a pontualidade no pagamento de tributos da organização.

Profissional Automação Industrial

Quanto ganha quem faz Ciências Contábeis?

No Brasil, o salário médio de um profissional formado em Ciências Contábeis, segundo sites especializados, varia de R$ 4.000,00 a R$ 6.000,00, podendo aumentar, e muito, dependendo do tempo de experiências na área, responsabilidades inerentes à função, além, claro, do porte e segmento em que a empresa está inserida.

análise de dados contabilidade

Quanto tempo dura a graduação e o que se aprende no curso de Ciências Contábeis?

Mas nem só de Matemática se vive no mundo das Ciências Contábeis.
A graduação em Ciências Contábeis tem duração de 4 anos e, entre os assuntos trabalhados durante o curso estão temas como:

  • Auditoria;

  • Planejamento tributário;

  • Controladoria;

  • Contabilidade societária;

  • Direito tributário;

  • Economia e mercados;

  • Estatística aplicada a contabilidade;

  • Estratégia e sustentabilidade empresarial;

  • Legislação social e trabalhista;

  • Matemática financeira;

  • Orçamento público e licitações;

  • Perícia, avaliação e arbitragem.

Faça Ciências Contábeis no UniSenai PR e concorra a uma bolsa de estudos

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Ciências Contábeis no UniSenai PR tem até às 9h do dia 26 de janeiro de 2024 para realizar inscrição na 4ª e última edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Verão 2024.

A prova acontece no sábado, 27 de janeiro de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada.

Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital.

O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital do Vestibular de Verão 2024

Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato
 

Nota do ENEM também é porta de entrada

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.

Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas no site unisenaipr.com.br/sou-candidato.

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.