A ascensão de novos modelos de negócios e tecnologias faz do Direito uma área bastante promissora para quem busca, por exemplo, trabalhar nos setores industriais. Isso porque, partindo de um cenário globalizado e diante de avanços tecnológicos, a indústria apresenta muitas problemáticas e necessita estar alinhada com esses novos desafios.

Esse mercado exige profissionais cada vez mais familiarizados com as rotinas e burocracias da área e que entreguem soluções práticas e efetivas aos problemas apresentados pelo setor.

Uma vez aprovado no exame de admissão à Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, o Bacharel em Direito poderá atuar, dentro da indústria, com diversas áreas do Direito, como:

  1. Direito Digital e Proteção de dados;

  2. Segurança e Sigilo de Informações;

  3. Marcas e Patentes;

  4. Questões trabalhistas que envolvem a indústrias e seus funcionários;

  5. Direito civil com atuação em contratos, obrigações e responsabilidade civil;

  6. Direito Tributário;

  7. Direito Ambiental;

  8. Direito Empresarial;

  9. Direito Internacional, entre outras possibilidades.

 

Advogada trabalhando

No campo da propriedade industrial, é o Advogado que garante o direito da indústria sobre suas patentes, registros de marca e desenhos industriais

No campo da propriedade industrial, por exemplo, o advogado é de suma importância, pois atua como especialista apto a dar o suporte necessário para garantir os direitos de uma indústria sobre suas patentes de invenção e inovação, modelo de utilidade, registro de marca e registro de desenho industrial.

Justamente por conhecer todos os trâmites legais, o jurídico, como também é conhecido o setor com advogados dentro de uma indústria, detém todas as habilidades e competências para realizar a análise individualizada de como a indústria deve proceder para ter sua propriedade industrial protegida.

Esse profissional ainda evita que a indústria seja alvo de concorrência desleal, entre outras práticas que possam prejudicar o negócio.

 

Advogados Corporativos têm salários interessantes

promotor de justiça em audiência

Em termos de remuneração, o salário médio dos Advogados Corporativos, como também são conhecidos os profissionais que trabalha nos departamentos jurídicos e empresas e indústrias é interessante.

O valor varia de R$ 7.000,00 a R$ 12.000,00, podendo aumentar, e muito, dependo dos níveis de especialização, habilidades e competências adquiridas na área, além da experiência e tempo de atuação.
Mas não é apenas na indústria que o profissional de Direito encontra boas oportunidade.

Profissional Automação Industrial

Uma vez aprovado na OAB, o Bacharem em Direito poderá atuar em todas as áreas e competências exclusivas dos advogados

  • Advocacia;

  • Consultoria Jurídica;

  • Magistério de disciplinas de conteúdo jurídico;

  • Magistratura;

  • Ministério Público;

  • Procuradorias Municipais, Estaduais ou Federal;

  • Defensoria Pública Estadual ou Federal;

  • Delegado de Polícia Estadual ou Federal;

 

advogada bem-sucedida

Para trabalhar na Indústria e setores empresariais, Direito é no UniSenai Paraná

Com um corpo docente formado por mestre e doutores, os alunos de Direito do UniSenai Paraná testam, na prática, desde o primeiro período da graduação, toda a teoria de sala de aula por meio da disciplina transversal Jornada de Aprendizagem.
Presente do 1º ao 10º período, a Jornada de Aprendizagem possibilita que os alunos tenham contato direto com desafios reais do mercado, trazidos, com exclusividade por jurídicos de indústrias parceiras.
Entre os desafios estão temas como:

  1. Responsabilidade jurídica;

  2. Prática civil;

  3. prática penal, processual penal e sentença e recurso;

  4. prática trabalhista;

  5. Meios alternativos de resolução de conflitos (negociação, mediação e arbitragem) e defesa do consumidor.

Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) coloca à prova a formação acadêmica durante os anos da graduação

A graduação em Direito tem duração de cinco anos e é no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) que os futuros Advogados colocam à prova todos os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.

Esse é o órgão encarregado de implementar, orientar, supervisionar e controlar as atividades de estágio dos alunos do curso de graduação em Direito.Além disso, o NPJ concentra a atribuição do ensino da prática jurídica aos acadêmicos, por meio do atendimento à comunidade carente. Por meio do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, essa prática proporciona ao acadêmico a realização do estágio de prática jurídica.

 

estudantes de direito

Faça Direito no UniSenai PR e concorra a uma bolsa de estudos

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Direito no UniSenai PR tem até às 9h do dia 26 de janeiro de 2024 para realizar inscrição na 4ª e última edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Verão 2024.

A prova acontece no sábado, 27 de janeiro de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada.

Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital.

O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital do Vestibular de Verão 2024

Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato
 

Nota do ENEM também é porta de entrada

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.

Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas no site unisenaipr.com.br/sou-candidato.

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.