Mulher e Engenheira. Isso mesmo! A Engenharia também é para as mulheres e essa é uma profissão que pode ser despertada desde cedo. Foi assim com a hoje Doutora em Engenharia Mecânica e Coordenador da Engenharia Mecânica do UniSenai PR em São José dos Pinhais, professora Tuany Kasiorowski Neves.

Ela conta que a inspiração veio de casa, com o pai, que tinha uma empresa de engenharia. “Me encantava as diferentes soluções diárias que aconteciam no seu dia a dia profissional”, revela. “Além disso, sempre gostei das disciplinas de exatas no colégio e por isso, sabia que seguiria a área das engenharias.”

E sabe o que a encanta nessa profissão? A versatilidade!

A Engenharia Mecânica é uma área multifuncional e, segundo a professora Tuany, a engenharia por si só é o que movimenta todas as outras áreas existentes no mercado. “Pensando em qualquer coisa, de alguma forma a engenharia está presente. A Engenharia Mecânica, especificamente, me encanta por ser tão versátil; conseguirmos trabalhar em todos os tópicos do ciclo de um produto. Através da Engenharia Mecânica desenvolvemos equipamentos que produzirão produtos; através dela definimos os diferentes materiais a serem utilizados, resolvemos problemas, seja por meio de uma manutenção ou da diminuição do tempo de produção. Movimentamos, embalamos e entregamos os mais diversos produtos através da Engenharia Mecânica", explica.

Mas nem só de versatilidade se vive no mundo das Engenharias

Historicamente, essa é uma área tida como majoritariamente masculina e, sim, mulheres ainda se deparam com pré-conceitos que, aos poucos, começam a ser desconstruídos.

“Infelizmente, por conta de toda a estruturação da sociedade, nós, mulheres, percebemos que, de alguma forma, ainda precisamos provar o nosso conhecimento todos os dias. Já foi muito comum, algumas vezes, quando eu ia executar alguma visita técnica, ser pré-julgada como outra profissional que não uma Engenheira. Apesar disso, sempre encontrei pessoas maravilhosas que permitiram que minha voz pudesse ser ouvida. Sei que, de alguma forma, eu consegui contribuir para que esse pré-conceito de profissão masculina seja quebrado”, revela.

Apesar dos obstáculos, Tuany também encontrou apoiadores ao longo do caminho. “Apesar das engenharias serem majoritariamente masculina, os professores homens que fizeram parte da minha formação durante o mestrado me adotaram de tal modo, que, com certeza foi o que me motivou a continuar na área”, conta.

É necessário que afirmemos a nossa voz como engenheiras, principalmente por ser muito comum situações em que você se depara sendo a única mulher em uma sala repleta de homens.”
Engenheira mulher

Pesquisa e docência para a carreira na Engenharia

Reconhecida como doutora em Engenharia Mecânica, a professora Tuany conta que a área acadêmica surgiu na sua vida por mera coincidência, mas foi amor à primeira vista.

“Sempre pensei em trabalhar na indústria e, em um momento de desemprego, após encontrar um antigo professor que foi meu grande mentor, resolvi fazer um mestrado. Já nos primeiros meses me senti realizada e entendi que a pesquisa e a docência fariam parte da minha carreira”, revela. 

E sabe o que a motiva em seguir na profissão? É justamente o fato de saber que pode inspirar e motivar novos Engenheiros e Engenheiras nesse mundão afora.

“A principal motivação é saber que, de alguma forma, faço a diferença na vida de outras pessoas, principalmente jovens que estão passando pelas mesmas dúvidas que passei quando iniciei minha trajetória profissional. É saber que futuramente terei plantado uma semente no coração e na cabeça de cada aluno e aluna que passou pelas minhas aulas.”

Nós mulheres somos capazes, fortes, decididas, multifuncionais e inteligentes. Ser engenheira é a forma que a mulher tem de trazer a sua feminilidade para grandes decisões diárias. O mercado de trabalho precisa mais disso.”

E já que estamos contando a história de uma doutora em Engenharia Mecânica justamente no Dia Internacional da Mulher, a professora Tuany fez questão de lembrar outras mulheres engenheiras que ela admira a forma de trabalho e que, de alguma maneira, contribuíram para a engenheira que ela é hoje.

“Logo na faculdade tive a professora Ana Paula Carvalho da Silva Ferreira, engenheira mecânica, que me inspirou e mostrou que o ensino pode ser paciente e calmo. No mestrado e doutorado tive contato com engenheiras extraordinárias que me mostraram que apesar das dificuldades, é através da persistência que conseguimos alcançar os nossos objetivos. Dentre elas: Jessica Turola, engenheira mecânica; Ramaiana Davies, engenheira mecânica; Maciele Cristina Pegoretti, engenheira química e Ana Caroline Crema, engenheira mecânica. Hoje também posso contar no meu dia a dia com engenheiras incríveis que compartilham conhecimento todos os dias comigo e me ensinam a ser uma profissional melhor: Ana Cristina Fermino Deschamps, engenheira elétrica e Suellen Terroso, engenheira mecânica”, finaliza.
 

Faça Engenharia no UniSenai PR

Se você assim como a professora Tuany gosta das matérias de exatas e tem vontade de seguir carreira na Engenharia Mecânica, o UniSenai PR oferece a graduação em Engenharia Mecânica não apenas em São José dos Pinhais, mas também no Campus da Indústria em Curitiba e em Londrina. Todas as informações você pode encontrar aqui, na página do curso. 😉
 

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.