Um dos pilares para a competitividade de mercado é a entrega de produtos. Seja pelo tempo, pelo custo, organização ou estoque, a Logística é vista como fundamental para as empresas.

Por esse mesmo motivo, é possível afirmar que ela não é apenas uma profissão do futuro, mas também uma profissão do presente!

Para se ter uma ideia desse mercado, segundo dados da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), as operadoras logísticas concentram 12% do PIB do País, o equivalente a 20% dos custos de transporte e armazenagem no Brasil. Além disso, são cerca de mil empresas e 2 milhões de empregos, de acordo com o levantamento “Perfil dos Operadores Logísticos – edição 2022”, publicado pela ABOL.

Por isso, investir em profissionais voltados para essa área é prioridade e, até mesmo, questão de sobrevivência para empresas de todos portes e setores.
 

estoque de fábrica

Há quem se engane e pense que o Tecnólogo em Logística deve apenas entender de estoque, armazenagem e transporte. Na verdade, a profissão exige conhecimentos de negociação, gerenciamento, proatividade e muita, muita tecnologia.

Top 5 tecnologias para investimento pelos Operadores Logísticos

De acordo com levantamento “Perfil dos Operadores Logísticos – edição 2022”, publicada pela ABOL, a tendência de investimento em tecnologia é crescente, inclusive para as tecnologias já implementadas.
Segundo o levantamento, as Top 5 tecnologias para aumentar investimento ou implementar pelos Operadores Logísticos são:

  1. Integração tecnológica com clientes/fornecedores;

  2. Data Analytics usando ML e IA;

  3. Torre de Controle;

  4. Computação em Nuvem;

  5. Robotização da Operação.

Profissional Automação Industrial

Itens em relação a manutenção dos investimentos pelos Operadores Logísticos

  1. Veículos Autônomos;
  2. Blockchain;
  3. Drones;
  4. Realidade virtual e/ou realidade aumentada (RVRA);
  5. Automação do Armazém (Armazém do Futuro).
profissional de logística trabalhando

Quais os lugares para se trabalhar com a Logística?

São muitos os lugares possíveis para se trabalhar com a Logística. Afinal, se não todos, pode ter certeza de que a grande maioria dos produtos e serviços que estão hoje ao nosso dispor, passaram por algum processo logístico.
Então, entre os exemplos de lugares que encontramos profissionais dessa área, estão:

  1. Indústrias de praticamente todos os portes e setores;

  2. Portos;

  3. Aeroportos;

  4. Terminais de transporte;

  5. Transportadoras;

  6. Comércios Virtuais;

  7. Distribuidoras e Centros de distribuição;

  8. Atacadistas e Varejistas e muito mais.

profissional de logística no estoque

As principais atividades de quem trabalha em Logística

  • Análise, diferenciação e proposição de alternativas para resolução de conflitos,
  • Busca de maior produtividade com baixo custo;
  • Controle de estoques por meio de técnicas e modelos adequados;
  • Gerenciamento de operações e processos logísticos;
  • Vistoria, perícia, avaliação e emissão de parecer técnico, entre outros.

Qual o salário do Tecnólogo em Logística?

De acordo com sites especializados, se for contratado por uma empresa de grande porte, por exemplo, um Tecnólogo em Logística pode começar ganhando, em média R$ 3.700,00 e chegar ao teto de R$ 7.200,00 dependo, claro, do nível de experiência na área, habilidades e competências exigidas para a função, entre outros fatores.

10 assuntos obrigatórios para quem pensa em cursar o Tecnólogo em Logística

Listamos 10 assuntos obrigatórios para quem pensa em cursar o Tecnólogo em Logística:

 

  1. Armazenagem;

  2. Canais de distribuição e modais de transporte;

  3. Custos logísticos;

  4. Economia e finanças;

  5. Estoque, embalagens e logística reversa;

  6. Gestão da cadeia de suprimentos;

  7. Gestão da produção;

  8. Gestão de frotas;

  9. Matemática financeira;

  10. Projeto e layout de fábrica.


Para quem se interessa pela área, o UniSenai PR oferece o Curso Superior de Tecnologia em Logística, que tem duração de dois anos e foco no mercado da Indústria 4.0.
Ou seja, o Tecnólogo em Logística do UniSenai PR já desenvolve no aluno habilidades e competências para trabalhar com processos logísticos que envolvem fábricas cada vez mais tecnológicas e que estão mudando a forma de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.

 

Faça Tecnólogo em Logística no UniSenai PR e concorra a uma bolsa de estudos 

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Tecnólogo em Logística no UniSenai PR tem até às 9h do dia 26 de janeiro de 2024 para realizar inscrição na 4ª e última edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Verão 2024
A prova acontece no sábado, 27 de janeiro de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada. 
Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital
O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital do Vestibular de Verão 2024.  
Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato

Nota do ENEM também é porta de entrada 

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.  
Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas na página unisenaipr.com.br/sou-candidato

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.