Para quem se interessa por mobilidade e tem vontade de trabalhar com a criação e o desenvolvimento de veículos diversos, como automóveis, caminhões, carros de corrida, motos, ônibus e veículos agrícolas, por exemplo, a escolha certa está na Engenharia Automotiva

Além de trabalhar com o desenvolvimento de projetos, planejamento, utilização, gestão e manutenção de sistemas automotivos dos mais variados portes, o Engenheiro Automotivo precisa ter olhar voltado para o futuro, sempre buscando melhorar a qualidade, a segurança, a eficiência e o desempenho dos veículos.

Nem só de fabricação de carror se vive na Engenharia Automotiva

O Engenheiro Automotivo é um profissional dinâmico e requisitado por empresas e indústrias dos mais variados portes e setores, que trabalham com a fabricação dos mais variados tipos de veículo e autopeças, como:
•    Ônibus;
•    Motos;
•    Caminhões;
•    Veículos para uso na indústria, agricultura e muito mais.
Além disso, testes de qualidade e segurança, verificação e ajustes em documentações técnicas também são algumas das muitas atividades desempenhadas por esse tipo de profissional.
 

Engenheiro Automotivo deve estar atento aos novos desafios do mercado

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgados em dezembro de 2023, somente no mês de novembro deste ano foram mais de 10 mil veículos eletrificados leves no Brasil emplacados em todo o território nacional.

Já o estoque total de eletrificados leves em circulação no país chegou a 204.152 veículos, desde o início da série histórica da ABVE (janeiro de 2012) até novembro de 2023.

Profissional Automação Industrial

Isso quer dizer que, além de integrar equipes multidisciplinares, quem deseja trabalhar com Engenharia Automotiva precisa estar atento aos novos desafios e tendências da indústria da mobilidade.

Descubra quanto ganha um Engenheiro Automotivo

O salário médio de um Engenheiro Automotivo varia de R$ 9.000,00 a R$ 19.000,00, dependo da função, porte da empresa e tempo de experiência na área, segundo sites especializados em remuneração como salario.com.br, por exemplo.
E não é apenas em indústria montadora de veículos que o Engenheiro Automotivo encontra função.
 

Descubra mais de 10 lugares para trabalhar como Engenheiro Automotivo

Descubra mais de 10 lugares para trabalhar como Engenheiro Automotivo

1.    Indústrias com linhas de produção automatizadas;
2.    Indústrias químicas;
3.    Indústrias petroquímicas, de exploração e produção de petróleo;
4.    Indústrias aeroespaciais;
5.    Indústria automobilística;
6.    Indústria metalmecânica;
7.    Indústria de plástico, entre outras;
8.    Indústrias fabricantes de autopeças;
9.    Equipes de automobilismo;
10.     Empresas de manutenção e reparo;
11.    Empresas integradoras de sistemas de automação industrial 
12.     Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados 
13.     Empresas de tecnologia automotiva 
14.     Laboratórios de controle de qualidade
15.     Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos

No UniSenai Paraná a Engenharia Automotiva tem duração de cinco anos e a metodologia é focada nas necessidades e tendências da indústria.
Além disso, a instituição está com inscrições abertas para seu tradicional Vestibular de Verão 2024 com prova presencial valendo como concurso de bolsas.
 

Você também pode estudar Engenharia Automotiva no UniSenai Paraná com bolsa 100% integral

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Engenharia Automotiva no UniSenai PR tem até às 9h do dia 26 de janeiro de 2024 para realizar inscrição na 4ª e última edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Verão 2024.

A prova acontece no sábado, 27 de janeiro de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada.

Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital.

O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital do Vestibular de Verão 2024

Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato
 

Nota do ENEM também é porta de entrada

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.

Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas no site unisenaipr.com.br/sou-candidato.

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.