Todos sabemos o quanto a energia elétrica é fundamental para o nosso dia a dia e é justamente por isso que o Engenheiro Eletricista ganha papel de destaque no mundo das Engenharias.

Afinal, é esse profissional que tem todas as habilidades e competências para usar, de maneira inteligente e a favor da sociedade, as novas formas de geração de energia, reduzindo desperdícios no processo de distribuição e aumentando a sua eficiência e entrega para o consumidor final.

O profissional da Engenharia Elétrica trabalha desenvolvendo novas tecnologias e resolvendo problemas demandados pelo mercado, que é amplo e com possibilidades de entrada em diversas áreas, como:

  •  Energias Renováveis;

  • Comércio de energia livre;

  • Sistemas de controle e automação;

  • Sistemas elétricos de potência;

  • Usinas geradoras de energia;

  • Eletrônica e sistemas inteligentes;

  • Telecomunicações;

  • Automação e robótica.

Leia também: Acadêmicos de Engenharia Elétrica conquistam prêmio da Mitsubishi Electric do Brasil.

Quem busca cursar a Engenharia Elétrica deve gostar da área de exatas, pois durante a graduação, que tem duração de cinco anos, o futuro Engenheiro Eletricista terá disciplinas de cálculo, de física e de eletromagnetismo.

 

Descubra quanto ganha e onde trabalha um Engenheiro Eletricista

 Segundo sites especializados como o glassdoor, por exemplo, a média salaria do Engenheiro Eletricista é de R$ 12.000,00.

usina de energia elétrica

As possibilidades para quem faz Engenharia Elétrica também são diversas, com possibilidades de entrada em empresas como:

  1. Indústria elétrica;

  2.  Empresas de energia elétrica;

  3.  Empresas de automação e controle;

  4.  Empresas de petróleo e gás;

  5.  Empresas de tecnologia;

  6.  Empresas de telecomunicações;

  7.  Empresas de consultoria.

Tendências para a Engenharia Elétrica

Entre as tendências para os próximos anos, podemos destacar o acesso à energia limpa e a utilização da energia eólica gerada pela força dos ventos e que pode ser aproveitada para a geração de energia elétrica.

Além disso, com a expansão dos veículos elétricos nos mercados nacional e mundial, também vemos o Engenheiro Eletricista ganhando papel de destaque no setor automotivo.

carro alimentado energia elétrica
Profissional Automação Industrial

Concorra a uma bolsa de estudos para cursas Engenharia de Produção

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Engenharia Elétrica no UniSenai PR tem até às 9h do dia 26 de janeiro de 2024 para realizar inscrição na 4ª e última edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Verão 2024.

A prova acontece no sábado, 27 de janeiro de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada.

Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital.

O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital do Vestibular de Verão 2024

Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato
 

Nota do ENEM também é porta de entrada

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.

Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas no site unisenaipr.com.br/sou-candidato.

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.