Todos sabemos o quanto a energia elétrica é fundamental para o nosso dia a dia e é justamente por isso que o Engenheiro Eletricista ganha papel de destaque no mundo das Engenharias.

Afinal, é esse profissional que tem todas as habilidades e competências para usar, de maneira inteligente e a favor da sociedade, as novas formas de geração de energia, reduzindo desperdícios no processo de distribuição e aumentando a sua eficiência e entrega para o consumidor final.

O profissional da Engenharia Elétrica trabalha desenvolvendo novas tecnologias e resolvendo problemas demandados pelo mercado, que é amplo e com possibilidades de entrada em diversas áreas, como:

  •  Energias Renováveis;

  • Comércio de energia livre;

  • Sistemas de controle e automação;

  • Sistemas elétricos de potência;

  • Usinas geradoras de energia;

  • Eletrônica e sistemas inteligentes;

  • Telecomunicações;

  • Automação e robótica.

Leia também: Acadêmicos de Engenharia Elétrica conquistam prêmio da Mitsubishi Electric do Brasil.

Quem busca cursar a Engenharia Elétrica deve gostar da área de exatas, pois durante a graduação, que tem duração de cinco anos, o futuro Engenheiro Eletricista terá disciplinas de cálculo, de física e de eletromagnetismo.

 

Descubra quanto ganha e onde trabalha um Engenheiro Eletricista

 Segundo sites especializados como o glassdoor, por exemplo, a média salaria do Engenheiro Eletricista é de R$ 12.000,00.

As possibilidades para quem faz Engenharia Elétrica também são diversas, com possibilidades de entrada em empresas como:

  1. Indústria elétrica;

  2.  Empresas de energia elétrica;

  3.  Empresas de automação e controle;

  4.  Empresas de petróleo e gás;

  5.  Empresas de tecnologia;

  6.  Empresas de telecomunicações;

  7.  Empresas de consultoria.

Tendências para a Engenharia Elétrica

Entre as tendências para os próximos anos, podemos destacar o acesso à energia limpa e a utilização da energia eólica gerada pela força dos ventos e que pode ser aproveitada para a geração de energia elétrica.

Além disso, com a expansão dos veículos elétricos nos mercados nacional e mundial, também vemos o Engenheiro Eletricista ganhando papel de destaque no setor automotivo.

Concorra a uma bolsa de estudos para cursas Engenharia de Produção

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Engenharia Elétrica no UniSenai PR tem até às 9h do dia 15 de junho de 2024 para realizar inscrição na 1ª edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Inverno 2024.

A prova acontece no sábado, 15 de junho de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada.

Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital.

O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital de Vestibular de Inverno 2024.2.

Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato.

Nota do ENEM também é porta de entrada

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram em qualquer um dos componentes avaliados, incluindo a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.

Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas na página unisenaipr.com.br/sou-candidato.

 

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.