Se você gosta de física e de matemática e tem vontade de criar projetos inovadores para diferentes setores industriais, a Engenharia Mecânica é a sua escolha certa. 

Por conter mecânica no nome, muitos acham que essa engenharia trabalha apenas para o setor automotivo, mas esse Engenheiro é, na verdade, o profissional mais dinâmico para qualquer segmento industrial. 

Com duração de 5 anos, ao final da graduação o Engenheiro Mecânico detém habilidades e competências para atuar em todas as etapas do desenvolvimento de projetos relacionados à sistemas mecânicos; da construção e análise, à manutenção e operação do produto final. 

E os salários também são bem interessantes, variando de R$ 9.000,00 a R$ 18.000,00, dependendo do cargo e do tempo de experiência na área, segundo sites especializados como salario.com.br. 

Além disso, o Engenheiro Mecânico muitas vezes também atua em parceria com outros engenheiros, como eletricistas, aeronáuticos, de produção e de automação, para o desenvolvimento e execução de projetos. 

E sobre as áreas de atuação, além de indústrias fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos mecânicos robotizados, o Engenheiro Mecânico encontra muitas outras possibilidades, como: 

 

  • Empresas de manutenção e reparos  

  • Empresas integradoras de sistemas de automação e mecânica industrial 

  • Indústrias de software e tecnologias alinhadas ao perfil industrial 4.0   

  • Gestão industrial metal mecânica 

  • Laboratórios de controle de qualidade 

  • Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas mecânicos 

  • Indústrias aeroespaciais, metal mecânica, materiais, automobilística

  • Montadoras industriais, siderúrgicas, mineradoras, petrolíferas 

No UniSenai PR em Londrina, por exemplo, a graduação em Engenharia Mecânica foi avaliada com Nota Máxima (5) pelo MEC, considerada uma graduação de referência e com alto nível de excelência. 

Em Curitiba, a Engenharia Mecânica da unidade CIC do UniSenai PR recebeu Nota 4, também considerada uma pontuação de excelência segundo o portal do MEC. 

Concorra a uma bolsa de estudos para cursar Engenharia Mecânica 

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Engenharia Mecânica no UniSenai PR tem até às 9h do dia 26 de janeiro de 2024 para realizar inscrição na 4ª e última edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Verão 2024

A prova acontece no sábado, 27 de janeiro de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada. 

Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital

O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital do Vestibular de Verão 2024.  

Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato.   

Nota do ENEM também é porta de entrada  

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.  

Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas na página unisenaipr.com.br/sou-candidato

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.