Competindo com mais de 150 instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, uma equipe formada por quatro alunos da graduação em Engenharia Elétrica do UniSenai em Londrina foi classificada entre as 10 finalistas da MECA Brasil 2023. Competição nacional, voltada para as áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas, promovida pela divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil.

Com o Projeto “Indústria Avícola do Paraná: Modernização com Ferramentas da Indústria 4.0”, os estudantes estão desenvolvendo um projeto com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da Mitsubishi Electric em seu funcionamento.

“Neste projeto abordamos formas de aplicar os conceitos de Indústria 4.0 e IoT para o desenvolvimento do setor aviário da região, que é bem volumoso em produção e muito importante para a cadeia produtiva nacional”, explica Luis Gustavo Ferrareto Espontão, acadêmico do 9º período da Engenharia Elétrica, integrante da equipe finalista e bolsista no programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação do Laboratório de Sistemas Embarcados do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Senai em Londrina.

“Uma característica notável desse projeto é a incorporação de ferramentas aplicadas à Indústria 4.0, como o sistema MES (Manufacturing Execution Systems), que tem como objetivo monitorar e controlar as atividades de produção em tempo real, visando a eficiência e produtividade do processo”, diz o professor Wesley Candido da Silva, responsável por acompanhar e orientar as atividades do grupo na competição.

A equipe finalista é formada pelos alunos Callebe Espanga da Cruz (7º Engenharia Elétrica), Fabio Oswaldo de Souza Koyano Filho (7º Engenharia Elétrica), Luis Gustavo Ferrareto Espontão (9º Engenharia Elétrica), e Diego André Gil (9º Engenharia Elétrica).

É a prática que leva ao aprendizado

Segundo o professor Wesley Candido, competições desse nível proporcionam aos alunos uma experiência singular, permitindo que eles apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em desafios práticos., voltados à realidade do setor industrial.

“Durante esses eventos, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em equipe, aprimorar suas habilidades de resolução de problemas, estimular sua criatividade e fomentar a inovação. Além disso, a interação direta com profissionais experientes possibilita a criação de uma rede de contatos valiosa, impulsionando o crescimento acadêmico e profissional dos participantes", afirma.

“Vejo que a participação em competições como essa, não apenas desenvolveu meu conhecimento técnico, gerando competências em várias áreas, como também me deu oportunidades de conhecer profissionais e o aprendizado de trabalho colaborativo, me aproximando de pessoas experientes que podem trazer oportunidades e apoiar a evolução da minha carreira profissional”, acrescenta Luis Gustavo.

Próximos Passos e Premiação

Agora, os projetos selecionados pelo Comitê Organizador terão cinco meses para serem implementados. Os protótipos serão devidamente apresentados e avaliados em evento no Novotel Center Norte, nos dias 19 e 20 de outubro, onde haverá a premiação do melhor projeto de cada categoria.

As premiações contemplam 1 (um) robô industrial modelo MELFA RV-2FRB-D para a instituição de ensino; 1 (um) notebook modelo Dell Inspiron i15-5570-M11 ou similar e 1 (uma) mochila para cada um dos 3 (três) alunos do melhor projeto; e 1 (um) vaga de estágio de férias remunerado na MEB - Mitsubishi Electric do Brasil.
 

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.