Com objetivo de aproximar os alunos das pautas que estão em alta no mundo corporativo e industrial, acadêmicos dos primeiros períodos dos cursos de Engenharia de Produção, Ciências Contáveis e Administração, além de alunos do primeiro e terceiro período da graduação em Logística, participaram da 1ª Mesa Redonda com a Indústria 2023.

O evento aconteceu em parceria com o Cifal Curitiba - Centro Internacional de Formação de Atores Locais da América Latina e o Unitar - Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, instituições parceiras do UniSenai Paraná com foco em iniciativas que fomentem o desenvolvimento global e o papel da indústria na construção de um mundo com mais equilíbrio em todos os setores.

“A aproximação com as indústrias permite ao UniSenai identificar as necessidades específicas do setor, adaptando seus programas educacionais para fornecer conhecimentos e habilidades alinhadas às demandas da indústria. Isso garante que os estudantes estejam bem-preparados para atender às necessidades do mercado de trabalho”, explica Tânia Mara Rinaldi, gerente de educação superior no UniSenai Paraná. “Além disso, o compartilhamento de conhecimentos e recursos possibilita o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios específicos do setor, impulsionando o progresso tecnológico e o avanço das práticas industriais”, acrescenta.

Desafios da Indústria para os próximos 5 anos 

Durante o encontro, acadêmico e executivos convidados conversaram sobre os desafios da indústria para os próximos 5 anos com foco nas temáticas de ESG, Direito Digital, mão de obra qualificada, Robótica Industrial, Eficiência Energética, Indústria 4.0, Compliance, ODS, Realidade Virtual e novas tecnologias. 

Para o acadêmico do 1º período da graduação em Engenharia de Produção, João Alexandre Fogaça, iniciativas como esta mostram que, mesmo em diferentes setores industriais, o futuro é o mesmo: Tecnologia. 

“É assim que as adversidades da indústria estão se resolvendo e possibilitando inovações no mercado. Iniciativas como esse encontro com indústrias e executivos trazem esse olhar amplo sobre os assuntos abordados pelo mercado evidenciando que todos os setores buscam empregar ainda mais tecnologias em seus processos”, comenta o acadêmico. 

“Para as empresas participantes, foi uma oportunidade para apresentar suas experiências e projetos em andamentos e, para os universitários, uma oportunidade única de estar um passo à frente na formação e qualidade de conhecimentos que serão aplicados na sua carreira profissional”, comenta Solange Gibrim, presidente da Aciap e CEO da Gibrim Advogados. “O UniSenai  superou expectativas ao reunir informação, atualização e aprendizado, demonstrando a pujança e a modernização da produção industrial de São José dos Pinhais”, completa a executiva. 

Aprendizado mão na massa com foco na resolução de problemas reais da indústria 

“Temos como foco proporcionar aos nossos acadêmicos um contato próximo com as organizações que estão presentes em nossa cidade e região, possibilitando que conheçam os processos e as necessidades pelas quais essas organizações estão passando. Deste modo, despertamos novos olhares e abrimos caminhos para o uso da criatividade na resolução de problemas reais da indústria”, explica Moisés Barbosa Junior, professor no curso de Engenharia de Produção do UniSenai PR em São José dos Pinhais e responsável pela organização do encontro. 

A gerente de educação do UniSenai explica ainda que a aproximação com as indústrias permite ao Centro Universitário trabalhar com o desenvolvimento de pesquisa aplicada, propondo soluções diferenciadas para a indústria. 

“A colaboração com as indústrias promove a pesquisa aplicada, possibilitando a investigação de problemas reais enfrentados pelo setor. Deste modo, o UniSenai pode desenvolver projetos de pesquisa em parceria com indústrias, buscando soluções inovadoras e contribuindo para o avanço tecnológico e a melhoria dos processos industriais”, explica Tânia. 

Além disso, a aproximação com as indústrias pode incentivar o empreendedorismo. 

“Por meio de parcerias, projetos de mentoria e suporte, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver suas próprias ideias e projetos inovadores, transformando-se em empreendedores e impulsionando o crescimento do setor industrial”, finaliza a gerente de educação. 

O evento contou com executivos de empresas e indústrias como Volkswagen, Renault do Brasil, Magnetron, Selettra Automação, Magius Metalúrgica Industrial, Gatron - Soluções em compósitos e plásticos de engenharia, Focus Sul Tecnologia de Termoplásticos, Datatem - Soluções para Gestão em Transmissão de Dados, CSI Cargo Logística, Mecanotecnica – cabines semienterradas de energia, Sigma Telecom, Grupo MBA - Metalmecânica, DF Supply Chain, Shopping São José, Hackone e Gibrim Advogados. 

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.